Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2295
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_769.pdf258.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Perfil da discriminação no mercado de trabalho: homens negros, mulheres brancas e mulheres negras
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 769: Perfil da discriminação no mercado de trabalho: homens negros, mulheres brancas e mulheres negras
Profile of discrimination in the labor market: black men, white women and black women
Authors: Soares, Sergei Suarez Dillon
Abstract: Este texto decompõe o diferencial de rendimentos entre homens brancos, de um lado, e homens negros, mulheres brancas e mulheres negras, de outro. Um diferencial de rendimentos pode advir de, pelo menos, três causas: qualificações diferentes, inserções no mercado de trabalho diferentes ou um diferencial salarial puro. O texto decompõe o diferencial de cada categoria em relação aos homens brancos segundo cada uma das causas citadas. Essa decomposição é feita tanto para médias como para centésimos das distribuições de renda dos homens negros, das mulheres brancas e das mulheres negras. A metodologia é uma extensão da decomposição de Oaxaca. Os resultados indicam que enquanto o diferencial das mulheres brancas se explica exclusivamente por um diferencial salarial puro, os homens negros devem seus rendimentos menores principalmente a diferenças de qualificação, embora também sofram pesada discriminação salarial e de inserção. As mulheres negras sofrem os diferenciais de salário puro das mulheres brancas, mais o diferencial de salário puro dos negros, mais um diferencial devido à inserção, mais um enorme diferencial devido à qualificação (embora menor que o dos homens negros).
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.