Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2343
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_728.pdf108.63 kBAdobe PDFView/Open
Title: Abertura comercial e disparidade de renda entre países: uma análise empírica
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 728: Abertura comercial e disparidade de renda entre países: uma análise empírica
Trade openness and income disparities between countries: an empirical analysis
Authors: Pedroso, Ana Cristina de Souza
Ferreira, Pedro Cavalcanti
Abstract: O trabalho investiga a relação entre abertura comercial e renda per capita entre países sob dois enfoques econométricos. São utilizadas variáveis instrumentais para lidar com o problema de simultaneidade entre renda e abertura comercial. Uma análise em corte transversal de países para 1988 examina a relação entre níveis de renda per capita e grau de abertura. No enfoque em painel, cujas estimações compreendem o período 1960/85, é feita uma análise das mudanças de renda per capita e grau de abertura. Os resultados gerados pela pesquisa mostram pouca relevância da abertura comercial para explicar a disparidade de renda entre os países. Portanto, em termos de políticas públicas, os governos não devem abrir suas economias calcados na ideia de que a abertura é condição suficiente para alcançar um maior nível de renda.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.