Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2379
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0528.pdf86.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Impacto do crescimento econômico e de reduções no grau de desigualdade sobre a pobreza
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 528: O Impacto do crescimento econômico e de reduções no grau de desigualdade sobre a pobreza
The Impact of economic growth and reductions in inequality on poverty
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Mendonça, Rosane Silva Pinto de
Abstract: Uma das principais razões pelas quais os objetivos de políticas públicas centram-se na busca do crescimento e da igualdade é o fato de que a redução no grau de pobreza requer crescimento econômico e/ou declínio no grau de desigualdade. Para determinar a sensibilidade relativa da pobreza a cada uma destas variáveis é necessário avaliar seu impacto relativo sobre o grau de pobreza. Em suma, a escolha do leque de políticas eficazes no combate à pobreza depende do conhecimento de dois parâmetros: o conjunto de políticas disponíveis, traduzidas em termos de seus impactos sobre o crescimento econômico e o grau de desigualdade, e as estimativas da importância relativa do crescimento econômico e de reduções no grau de desigualdade sobre o grau de pobreza. Estas estimativas nos informam sobre o que é desejável. Com base em estimativas recentes sobre a distribuição de renda no Brasil, definição de uma linha de pobreza, e estimativas das curvas de Lorenz para diversos países utilizados no estudo, concluímos a importância de combinarmos políticas de fomento ao crescimento econômico com políticas de redução no grau de desigualdade de renda, para atingir uma diminuição na pobreza de 20 pontos percentuais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.