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O Impacto de três inovações institucionais na educação brasileira

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Texto para Discussão (TD) 566: O Impacto de três inovações institucionais na educação brasileira, The impact of three institutional innovations in Brazilian education

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Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da implantação de três inovações em gestão escolar — transferência direta de recursos para as escolas, eleição de diretor e colegiado —, sobre o desempenho educacional. Compara-se o desempenho dos sistemas estaduais mais e menos inovadores, objetivando o controle, entre outras diferenças, de como a qualidade do ambiente familiar e a qualidade do corpo docente podem também ser responsáveis pelas diferenças em desempenho educacional entre tais sistemas. O estudo descreve de forma sucinta o processo de difusão de cada uma das três inovações em forma de gestão ocorrido no Brasil ao longo dos últimos 15 anos, e, apresenta, ainda, uma discussão teórica sobre por que e como tais inovações deveriam influenciar o desempenho educacional. Desenvolve, ainda, uma análise empírica agregada, utilizando informações longitudinais estadualizadas, com o objetivo de contrastar, tanto o desempenho dos estados (inovadores ou não), como o desempenho de cada um deles, antes e após a introdução das inovações.

Resumo traduzido

One of the reasons for the inefficient Brazilian educational system lies in the form of school management. The perceived close relationship between forms of school management and educational performance has been particularly emphasized in Brazil since the early 1980s with the process of the return to democracy. This process gained speeds and intensity at different levels in the various state educational systems and was basically founded on three aspects: direct transfer of resources to the schools, election of directors and installation of college boards. The aim of this study is to assess the impact of these new elements on educational performance. We compare the performance of the more with the less innovative state systems and attempt to control, among other differences, how the quality of the family environment and teaching body can also be responsible for the differences in educational performance between such systems.

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