Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2437
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0571.pdf4.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Abertura comercial, mark ups setoriais domésticos e rentabilidade relativa das exportações
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 571: Abertura comercial, mark ups setoriais domésticos e rentabilidade relativa das exportações
Trade liberalization, domestic sectoral mark ups and relative profitability of exports
Authors: Pereira, Thiago Rabelo
Carvalho, Alexandre
Abstract: O presente trabalho apresenta estimativas de mark ups setoriais para a economia brasileira no período de 1985 a 1996, para subsidiar a discussão sobre a recente trajetória da indústria em um contexto de transição de um regime de alta inflação e economia fechada para o quadro de uma economia aberta em processo de estabilização. O texto visa tecer algumas considerações sobre a conexão do desempenho dos mark ups domésticos, em um ambiente caracterizado por significativa elevação da pressão concorrencial exercida sobre a indústria, com o desempenho do setor exportador. O trabalho explora a idéia de que, sob a ótica de uma empresa exportadora, o custo de oportunidade de produzir para exportar depende do desempenho do mercado interno, expresso, tudo o mais constante, pela evolução dos mark ups domésticos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.