Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2497
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0335.pdf965.41 kBAdobe PDFView/Open
Title: O modelo hiperinflacionário da demanda por moeda de Cagan e o caso do Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 335: O modelo hiperinflacionário da demanda por moeda de Cagan e o caso do Brasil
The hyperinflationary model of money demand of Cagan and the case of Brazil
Authors: Rossi, José W.
Abstract: Após analisar vários episódios de hiperinflação relativos a países europeus do início da década de 20. Cagan (1956) conclui que as variações nos encaixes monetários reais eram explicadas. Essencialmente, por alterações na taxa de inflação esperada. De fato, Cagan sugere que em tais circunstâncias inflacionárias a magnitude das variações dos preços é tão mais acentuada do que aquela das variáveis macroeconômicas reais que as relações entre os fatores monetários podem ser estudadas com um mínimo de interferência do setor real da economia. Essas ponderações implicam, conforme nos sugere Taylor (1991), certas propriedades para as séries monetárias, que permitem testar a teoria de Cagan utilizando-se as recentes técnicas econométricas de co-integração. Assim, usamos aqui as técnicas de co-integração para testar, com dados mensais a partir de 1980 e considerando distintos períodos, se a demanda por moeda no Brasil se enquadra dentro do modelo de Cagan.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.