Publicação: Financiamento do déficit público e inflação: um modelo para o caso brasileiro
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1979-1988
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 169: Financiamento do déficit público e inflação: um modelo para o caso brasileiro, Financing of the public deficit and inflation: a model for the Brazilian case
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O trabalho procura dar maior fundamentação à discussão acerca da relação existente entre déficit público e inflação. Com base numa equação de financiamento de déficit, em que a relação déficit/PIB é exógena e o coeficientede endividamento (dívida interna/PIB) é constante, e dada uma função de demanda de moeda, calcula-se qual é a taxa de inflação de equilíbrio do modelo. Isso permite responder a dois tipos de pergunta: a) Quais são as taxas de inflação relacionadas com diferentes valores da proporção déficit/PIB?; b) Qual é a relação déficit/PIB à qual se deve chegar, partindo-se dos elevados níveis atuais, para se poder aspirar a taxas de inflação anual semelhantes às verificadas no início dos anos 70, no caso da economia brasileira? Em termos genéricos, há duas conclusões que merecem destaque. a primeira é que níveis de relação déficit/PIB superiores a 4,0% tendem a gerar uma ameaça de hiperinflação. A segunda é que para ver taxas de inflação de 10/20% ao ano, o déficit deveria cair para algo em torno de 2,0% do PIB.
