Publicação: Diferencial de salários entre os setores público e privado: uma resenha da literatura
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1457: Diferencial de salários entre os setores público e privado: uma resenha da literatura, Wage differential between the public and private sectors: a review of the literature
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A literatura empírica sobre diferencial de salários entre os setores público e privado no Brasil apresenta evidências de que os trabalhadores do setor público recebem, em média, maiores salários do que os trabalhadores do setor privado. Ainda que pouco explorada no que diz respeito aos fatores determinantes na escolha setorial feita pelo trabalhador, os resultados apresentados na literatura nacional são importantes para um melhor conhecimento das características do mercado de trabalho do país. Este artigo apresenta uma resenha sobre o diferencial de salários entre os trabalhadores dos setores público e privado com base em três enfoques. O primeiro é a apresentação de forma sistematizada dos principais estudos empíricos realizados para o caso brasileiro. O segundo enfoque trata da correção de viés de autosseleção dos trabalhadores, metodologia muito utilizada na literatura sobre diferencial de salários. Em particular, serão apresentados alguns trabalhos que tratam do problema de autosseleção dos trabalhadores no contexto de diferencial entre rendimentos dos trabalhadores dos setores formal e informal no mercado de trabalho brasileiro. A maior parte dos modelos utilizados neste contexto são os modelos de regressão com mudança endógena (endogenous switching regression). A diversidade de aspectos sobre o tema diferencial de salários público e privado na literatura internacional torna complexa a tarefa de sistematizá-la. Nessa literatura, um número pouco desprezível de estudos sobre diferencial de rendimentos entre os setores público e privado tem se dedicado a estimar esse diferencial com um controle do viés de seleção dos trabalhadores. Os principais resultados dessa literatura são apresentados com o intuito de se ter uma base de comparação para futuros trabalhos sobre diferencial salarial entre os setores público e privado com correção de viés de autosseleção aplicados ao caso brasileiro, além de servir como base para novos tópicos na agenda de pesquisa.
Resumo traduzido
The empirical evidence related to the public-private wage gap in Brazil indicates that workers from the Brazilian public sector earn, on average, higher wages than the private sector ones. This paper surveys three literatures related to this topic. First, it surveys the main studies related to public-private wage gap in Brazil. Second, it surveys the methods used in the literature to correct the problem of self-selection bias from workers, focusing primarily on studies about the Brazilian formal-informal wage gap. Most models used in this context are endogenous switching regression models. Finally, it attempts to map the great variety of international studies which estimate the public-private wage gap based on the controlled selection bias. The main results of the latter are presented in order to serve as basis for future studies about the public-private wage gap in Brazil.