Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2586
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1453.pdf306.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Aplicação de um modelo fatorial dinâmico para previsão da arrecadação tributária no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1453: Aplicação de um modelo fatorial dinâmico para previsão da arrecadação tributária no Brasil
Application of a dynamic factor model for forecasting tax revenue in Brazil
Authors: Mendonça, Mario Jorge Cardoso de
Santos, Cláudio Hamilton Matos dos
Martins, Thiago Guerrera
Abstract: Este artigo tem por objetivo estimar um modelo fatorial dinâmico (MFD) bayesiano para análise e previsão de uma proxy da carga tributária no Brasil mensal no período 1996-2007. Argumenta-se que o emprego desse tipo de modelo é oportuno por permitir o tratamento conjunto do elevado número de tributos que compõem a carga tributária bruta brasileira (CTBB) – simultaneamente levando em consideração as informações contidas nas inter-relações existentes entre esses últimos e permitindo a identificação dos fatores subjacentes às dinâmicas dos mesmos. Além disso, e diferentemente do que é usual na literatura, o componente sazonal das séries é modelado endogenamente, permitindo a obtenção de estimativas melhor ajustadas aos dados e predições mais confiáveis – uma vez que a sazonalidade é uma característica marcante das séries de arrecadação tributária. Por fim, um exercício de projeção para o ano de 2008 é realizado para os 20 impostos que compõem a nossa base de dados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.