Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2654
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1927.pdfArquivo principal595 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1927_sumario_executivo.pdfSumário executivo332.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A distribuição de profissionais técnico-científicos pelo território brasileiro em 2000 e 2010
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1927: A distribuição de profissionais técnico-científicos pelo território brasileiro em 2000 e 2010
The distribution of technical and scientific professionals throughout Brazil in 2000 and 2010
Authors: Maciente, Aguinaldo Nogueira
Pereira, Rafael Henrique Moraes
Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Abstract: Este texto mapeia a disponibilidade, nas mesorregiões brasileiras, de pessoas com ní¬vel superior em áreas selecionadas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM). Para tanto, utiliza dados dos censos populacionais de 2000 e de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo da discussão é incor¬porar a dimensão regional ao debate sobre a disponibilidade de mão de obra qualificada no Brasil, em especial diante da possibilidade de que a atual percepção de escassez deste tipo de mão de obra possa se dar de forma desigual entre as regiões. A distribuição regional de profissionais formados nessas áreas de formação se modificou ao longo da primeira década do século XXI, concentrando-se nas mesorregiões do centro-sul do país, bem como em algumas regiões metropolitanas das regiões Nordeste e Norte. Evidencia-se também que os profissionais de CTEM apresentam uma maior tendência a estarem ocupados com carteira assinada ou como empregadores do que a média das pessoas com diploma de nível superior. Por fim, as atividades de construção, mineração e tecnologia da informação são as que mais empregam profissionais de CTEM, além de serem também aquelas em que estes profissionais mais atuam em ocupações típicas de sua área de formação.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.