Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2688
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0285.pdf674.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Técnicas empíricas de decomposição: uma abordagem baseada em simulações contrafactuais
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 285: Técnicas empíricas de decomposição: uma abordagem baseada em simulações contrafactuais
Empirical decomposition techniques: an approach based on counterfactual simulations
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Jeronymo, Renata
Mendonça, Rosane Silva Pinto de
Pero, Valéria Lúcia
Santos, Eleonora Cruz
Trindade, Cláudia
Abstract: Um sistema é um conjunto de elementos cujo comportamento está inter-relacionado. Desta forma, a investigação científica de um sistema requer, em primeiro lugar, a identificação dos seus componentes para, posteriormente, efetuar-se a análise do funcionamento de cada componente e das inter-relações entre eles. A análise de um sistema pode ser feita teórica ou empiricamente. Os resultados destas análises são complementares, na medida em que, se estas são feitas em conjunto, o entendimento do comportamento do sistema tende a progredir mais rapidamente. De fato, por um lado, a análise teórica guia e dá sentido a análise empírica. Por outro lado, a análise empírica sugere teorias ou as corrobora. Nas palavras de Immanuel Kant: “Data without concepts are blind, concepts without data are empty”. No entanto, nem sempre existem evidências empíricas sobre o comportamento de um sistema e, portanto, seu comportamento pode apenas ser investigado de um ponto de vista teórico até que evidências empíricas sejam coletadas. Outros sistemas possuem um enorme volume acumulado de evidências empíricas sobre o seu comportamento, embora existam apenas teorias ainda muito rudimentares sobre o seu funcionamento. Neste último caso, a análise empírica tem que ser feita na ausência de embasamento teórico sólido e, portanto, tem como principal finalidade organizar a informação disponível sobre o funcionamento do sistema de forma a sugerir teorias sobre esse. As técnicas empíricas de decomposição que procuramos descrever neste trabalho são utilizadas exatamente para esse fim.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.