Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2741
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_888.pdf103.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Human resource management and public sector reforms: trends and origins of a new approach
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 888: Human resource management and public sector reforms: trends and origins of a new approach
Gestão de recursos humanos e reformas do setor público: tendências e origens de uma nova abordagem
Authors: Nogueira, Roberto Passos
Santana, José Paranaguá de
Abstract: Este trabalho procura mostrar que as reformas do setor público, nos anos 1980 e 1990, subestimaram a importância da gestão de recursos humanos, na medida em que os reformistas enfatizavam a necessidade de reduzir o tamanho do aparato de Estado; e travavam uma luta contra a burocracia estatal. A análise mostra que após duas décadas de experimentos reformistas medidas de correção estão sendo tomadas em vários países para restaurar a relevância da gestão de recursos humanos como uma política pública. Os governos perderam uma grande parte de sua habilidade de regular e de governar em razão dos efeitos combinados do downsizing e da negligência com a função de recursos humanos. Esforçam-se, agora, para corrigir esse erro de condução, e emerge uma nova tendência a colocar as questões de recursos numa posição mais estratégica, e, para isso faz-se necessário buscar um equilíbrio entre velhas e novas ideias. Com base no estudo clássico de Weber, sobre o papel da burocracia, os autores entendem que tal equilíbrio pode ser encontrado por meio da gestão de recursos humanos, desde que essa seja aplicada como uma função política capaz de mediar as prerrogativas da burocracia e os direitos dos cidadãos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.