Publicação: Efeito vizinhança na atividade agrícola: medida de produtividade e ocupação da Amazônia
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Amazônia Legal (Brasil)
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 907: Efeito vizinhança na atividade agrícola: medida de produtividade e ocupação da Amazônia, Neighborhood effects in agriculture: a measure of productivity and occupation of the Amazon
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O efeito vizinhança ou de contágio espacial é utilizado para analisar problemas relacionados à atividade agrícola no Brasil. O primeiro propõe uma medida da produtividade total dos fatores para as microrregiões homogêneas que não pertencem à Amazônia Legal, que é definida como uma variável latente que tem a propriedade de tendência espacial. O segundo analisa o processo de ocupação da Amazônia Legal utilizando um modelo em que a unidade espacial é uma agregação dos municípios, e que considera a ocupação um processo que evolui no tempo e por contágio espacial.
Resumo traduzido
The neigbohood effect was used to analyze two problems of farm activity in Brazil. The first estimate a measure of total factor productivity for 550 homogeneous micro region, that is defined as a latent variable with the spatial trend propriety. The second analyze the occupation process in the Legal Amazon countries, with a model that uses the temporal and spatial iterations to represent the occupation process.
