Publicação: Ensino fundamental: diferenças regionais
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Cobertura espacial
Rio de Janeiro, Brasil
Ceará, Brasil
Ceará, Brasil
Cobertura temporal
1996
País
BR
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Grau Acadêmico
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dARK
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Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 935: Ensino fundamental: diferenças regionais, Primary school: regional differences
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Resumo
São expressivos os diferenciais regionais e por sexo nos níveis de escolarização da população brasileira. Isto se deve, em parte, às diferentes probabilidades de ingresso no sistema nas diferentes idades e também, à probabilidade de evasão (precedida ou não de repetência). Este trabalho mensura e descreve as taxas de acesso com aprovação e matrícula para séries selecionadas (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) em dois estados localizados em duas regiões bastante diferenciadas do ponto de vista socioeconômico, nomeadamente: Ceará e Rio de Janeiro. Esta parte refere-se ao ano de 1996 (último dado disponível com nível censitário). Além disso, mensura-se e descreve-se a evolução temporal das taxas máximas de aprovação e ingresso nos dois estados para as mesmas séries.
Resumo traduzido
Education differentials by region and by gender among the Brazilian population are quite large. This is partially due to the different probability of access to the school system as well as the drop out probability. This paper computes and describes the proportion of population that achieved a certain grade level (first, fourth, fifth and eight grades) in two socioeconomically different states of : Ceará and Rio de Janeiro, in 1996 (latest available data for census information). Moreover, temporal evolution of the proportion of population by age and sex that manage to finish each grade is conducted.
