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Ensino fundamental: diferenças regionais

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Rio de Janeiro, Brasil
Ceará, Brasil

Cobertura temporal

1996

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BR

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dARK

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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

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Texto para Discussão (TD) 935: Ensino fundamental: diferenças regionais, Primary school: regional differences

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Resumo

São expressivos os diferenciais regionais e por sexo nos níveis de escolarização da população brasileira. Isto se deve, em parte, às diferentes probabilidades de ingresso no sistema nas diferentes idades e também, à probabilidade de evasão (precedida ou não de repetência). Este trabalho mensura e descreve as taxas de acesso com aprovação e matrícula para séries selecionadas (1ª, 4ª, 5ª e 8ª) em dois estados localizados em duas regiões bastante diferenciadas do ponto de vista socioeconômico, nomeadamente: Ceará e Rio de Janeiro. Esta parte refere-se ao ano de 1996 (último dado disponível com nível censitário). Além disso, mensura-se e descreve-se a evolução temporal das taxas máximas de aprovação e ingresso nos dois estados para as mesmas séries.

Resumo traduzido

Education differentials by region and by gender among the Brazilian population are quite large. This is partially due to the different probability of access to the school system as well as the drop out probability. This paper computes and describes the proportion of population that achieved a certain grade level (first, fourth, fifth and eight grades) in two socioeconomically different states of : Ceará and Rio de Janeiro, in 1996 (latest available data for census information). Moreover, temporal evolution of the proportion of population by age and sex that manage to finish each grade is conducted.

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