Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2867
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_945.pdf397.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Determinantes do risco Brasil: fundamentos e expectativas: uma abordagem de modelos de risco de crédito
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 945: Determinantes do risco Brasil: fundamentos e expectativas: uma abordagem de modelos de risco de crédito
Determinants of Brazil risk: fundamentals and expectations: an approach for credit risk models
Authors: Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Rocha, Katia Maria Carlos
Abstract: Esta pesquisa propõe um modelo estrutural de risco de crédito de dois fatores que utiliza a abordagem de ativos contingentes para explicar a flutuação do risco país (spread) implícito no preço do C-Bond, a partir dos fundamentos econômicos e das expectativas do mercado. Identificamos as seguintes aplicações para o modelo proposto: a) avaliação do efeito da política macroeconômica sobre a evolução do spread; b) estimação da probabilidade de moratória e do prêmio de risco (expectativas); e c) previsão de curto prazo do spread. Destacamos as seguintes conclusões: 1) o modelo proposto possui capacidade preditiva superior à do passeio aleatório; 2) as duas quantidades — fundamento e expectativas — foram importantes para a explicação da trajetória do spread; 3) o prêmio de risco, associado ao fundamento, não é constante no tempo; 4) dado o spread do período anterior, a variação do fundamento é mais importante do que o prêmio de risco do mercado para prever o spread; e 5) o aumento recente do prêmio de risco mostra que existe um espaço significativo de redução do spread apenas como consequência da melhoria das expectativas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.