Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2883
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_954.pdf337.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Os Jovens adultos de 18 a 25 anos: retrato de uma dívida da política educacional
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 954: Os Jovens adultos de 18 a 25 anos: retrato de uma dívida da política educacional
Young adults from 18 to 25 years of age: portrait of a educational policy debt
Authors: Soares, Sergei Suarez Dillon
Carvalho, Luiza
Kipnis, Bernardo
Abstract: Este texto analisa a situação educacional de jovens adultos de 18 a 25 anos. A sua inserção no mercado de trabalho, segundo nível educacional, forma o pano de fundo contra o qual essa situação é analisada. O texto mostra que houve uma forte deterioração no mercado de trabalho para jovens sem níveis educacionais adequados, e mostra também que o sistema educacional tem sido incapaz de dotar os jovens desses níveis educacionais. Apesar da melhoria no acesso à educação fundamental, a repetência ainda produz, a cada ano, muitos jovens sem educação fundamental completa. Além disso, existe ainda uma coorte de jovens que hoje se inserem mal no mercado de trabalho, cujos níveis educacionais são ainda mais baixos devido ao fato de terem sido formados antes da melhoria no acesso ao ensino fundamental. Dos jovens de 18 a 25 anos, apenas 22% terminaram o segundo grau, e 46% evadiram da escola sem esse nível de educação completo e 32% ainda se encontram na escola, 21% no segundo grau e 11% ainda no primeiro grau com defasagem idade-série indo de quatro a sete anos. O texto também analisa a escola frequentada por esses jovens e mostra que a maior parte se encontra no ensino regular, que não lhes é adequado. A oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é claramente inferior ao necessário. Finalmente, concluímos com algumas experiências de sucesso e as características que uma política de EJA deveria ter.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.