Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2911
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1899.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1899_sumario_executivo.pdf29.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Exportações e processos inovativos: um estudo para a América Latina e a Europa do Leste
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1899: Exportações e processos inovativos: um estudo para a América Latina e a Europa do Leste
Exports and innovative processes: a study for Latin America and Eastern Europe
Authors: Nonnenberg, Marcelo José Braga
Avellar, Ana Paula Macedo de
Abstract: Nas últimas décadas, um dos principais motores do crescimento do comércio exterior tem sido, sem dúvida, a inovação, entendida como a incorporação de conhecimento a produtos e processos produtivos. O objetivo deste Texto para Discussão é fornecer evidências de que a inovação contribui para o sucesso do desempenho exportador. Controla-se a presença de endogeneidade e o problema de viés de seleção por meio de variável instrumental e do modelo de seleção de Heckman. A análise baseia-se numa amostra de firmas pesquisadas pelo banco de dados Enterprise surveys, do Banco Mundial, para a América Latina e a Europa do Leste. As evidências encontradas sugerem que existe um padrão de comportamento entre as empresas da América Latina e da Europa do Leste. Tamanho, idade e participação de capital estrangeiro influenciam positivamente a decisão de exportar destas empresas. Quanto aos indicadores de inovação, os resultados apontam que a inovação afeta positivamente a probabilidade de as empresas exportarem. Os resultados do modelo de Heckman, somente para os países da América Latina, apontam que a inovação afeta a probabilidade de a empresa exportar e influencia negativamente a intensidade das exportações em relação às vendas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.