Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2918
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1891.pdf893.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1891_sumario_executivo.pdf28.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Estimando o desalinhamento cambial: metodologia para cálculo de bandas de precisão
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1891: Estimando o desalinhamento cambial: metodologia para cálculo de bandas de precisão
Estimating exchange rate misalignment: methodology for calculating error bands
Authors: Marçal, Emerson Fernandes
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir e apresentar uma metodologia para cálculo de bandas de precisão para as estimativas de desalinhamento cambial numa abordagem baseada em fundamentos. O desalinhamento cambial não é observado diretamente e depende de estimativas dos coeficientes que ligam os fundamentos à taxa de câmbio real. Tão logo sejam calculados, possuem um determinado nível de precisão. O trabalho utiliza para cálculo do desalinhamento cambial a metodologia econométrica desenvolvida em Alberola et al. (1999). Estes autores usam técnicas de cointegração e a metodologia de Gonzalo e Granger (1995) para decompor as séries em componentes transitórios e permanentes. O cálculo de bandas de precisão para estimativas de desalinhamento cambial é importante na medida em que explicita as limitações existentes em determinando exercício e facilita ao analista a discussão sobre a magnitude de desalinhamentos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.