Publicação: Reformas financeiras para apoiar o desenvolvimento
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1532: Reformas financeiras para apoiar o desenvolvimento, Texto para Discussão Cepal Ipea 14: Reformas financeiras para apoiar o desenvolvimento, Financial reforms to support the development
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Será exigido do setor financeiro brasileiro um grau de eficácia na coleta e na realocação de recursos financeiros bastante elevado, alterando as prioridades e os métodos de operação das instituições financeiras. Parte da adaptação às novas demandas já está em curso, tanto espontaneamente pela resposta às demandas colocadas por tomadores privados nos últimos anos, quanto sob o estímulo de medidas de governo. No entanto, serão necessárias mudanças mais profundas para que a oferta de recursos financeiros venha a se dar na escala e na forma compatíveis com um processo de crescimento acelerado liderado pelo capital nacional. As mudanças julgadas mais essenciais são justamente o objeto de discussão desse texto. Na seção 1, discutiremos as funções de um sistema financeiro “ideal”. Naturalmente, a identificação das funções mais importantes de um sistema financeiro depende do ponto de partida teórico do autor. Aqui será adotada a perspectiva keynesiana, cujas características centrais serão explicitadas nessa mesma seção. A segunda seção será dedicada à descrição das principais características do sistema financeiro brasileiro das últimas duas ou três décadas. Em seguida, discutiremos meios pelos quais se poderia tentar garantir que as funções não cumpridas no presente pudessem ser estimuladas para tornar o sistema financeiro nacional funcional no apoio ao desenvolvimento econômico liderado pelo capital doméstico. A última seção conclui o texto.