Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2973
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1204.pdf458.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Efeitos do investimento público sobre o produto e a produtividade: uma análise empírica
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1204: Efeitos do investimento público sobre o produto e a produtividade: uma análise empírica
Effects of public investment on output and productivity: an empirical analysis
Authors: Cândido Júnior, José Oswaldo
Abstract: A literatura econômica apresenta diversos estudos empíricos que exploram a relação entre investimento público e seus efeitos sobre produto e o crescimento no longo prazo. A partir da propriedade das séries temporais de produto, investimento público e Produtividade Total dos Fatores (PTF) se investiga as relações dinâmicas (no curto e longo prazo) entre investimento público e produto e investimento público e PTF. A amostra é composta de três países da América do Sul: Argentina, Brasil e Chile, no período de 1970-2000. Os resultados encontrados para os três países foram unânimes quando se refere a uma relação de longo prazo positiva entre investimento público e produto. Por outro lado, a relação de longo prazo entre investimento público e PTF somente foi positiva para a economia chilena. Esse resultado poderia corroborar a maior magnitude da elasticidade produto-investimento público do Chile com relação à Argentina e Brasil, dado que o investimento público na economia do Chile eleva o produto diretamente e indiretamente, por meio da PTF. Finalmente, os resultados distintos para a relação de longo prazo entre o investimento público e a PTF sugerem diferenças de produtividade ou eficácia dos investimentos públicos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.