Livro: Micro e pequenas empresas: mercado de trabalho e implicação para o desenvolvimento
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Micro and small enterprises: the labor market and implications for the development
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este livro apresenta reflexões a respeito da recente evolução e situação atual do mundo do trabalho e da proteção social no segmento de micro e pequenas empresas (MPEs). Estruturado em seis capítulos, traça um perfil abrangente da estruturação social dos empresários do segmento de MPEs. O resultado mais importante dessa análise é que os elevados indicadores de flexibilidade quantitativa da mão de obra são muito mais pronunciados no segmento das MPEs do que nos segmentos de médias e grandes empresas. O capítulo 1 relaciona a questão da heterogeneidade e das especificidades das MPEs com a importância de sistematizar as informações para “fundamentar políticas públicas” que articulem recursos financeiros e estimulem a inovação. As condições sociais dos micro e pequenos empresários são abordadas no capítulo 2, onde é desenvolvida uma descrição abrangente do perfil social dos ocupados nas MPEs, evidenciando-se a sua evolução no período de crescimento econômico mais expressivo nos anos 2000. O capítulo 3 aborda a questão da rotatividade do emprego no segmento de MPEs no Brasil entre 2001 e 2010, enquanto que o capítulo 4 analisa as especificidades das condições e relações de trabalho, além do papel das instituições públicas e dos sindicatos na conformação das regras e normas que definem a relação de emprego no segmento. No capítulo 5, o objeto de investigação é a evolução do trabalho informal no segmento dos pequenos negócios. E o capítulo 6, último capítulo, estabelece uma relação entre o desenvolvimento econômico do Nordeste – que cresceu acima da média nacional, no período considerado – e o comportamento do emprego no segmento de MPEs. De um modo geral, os autores finalizam suas discussões apresentando uma série de sugestões de políticas e de mudanças no padrão regulatório e na forma de funcionamento das instituições públicas, com vistas a encaminhar os problemas apontados no sentido de uma estruturação do mercado de trabalho.
Resumo traduzido
This book presents reflections on the recent developments and current situation of the world of work and social protection in the micro and small enterprises - MSEs. The text, structured into six chapters, outlines a comprehensive listing of social structuring of the MSEs business segment.
