Livro: Impactos tecnológicos sobre a demanda por trabalho no Brasil
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Technological impacts on the demand for labor in Brazil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O livro, tendo o Brasil como foco das questões, procura associar as tendências (continuadas e as novas) do mercado de trabalho nos segmentos mais densos do sistema produtivo – que podem se tornar majoritários na determinação do nível de emprego e renda – com uma virtual intensificação do processo de reestruturação produtiva estimulado pelo já longo período de estabilidade macroeconômica. São discutidos temas como: criação e destruição de emprego formal; concentração do emprego industrial; aumento da demanda por emprego qualificado; inovação tecnológica sobre o emprego; efeitos da informação e comunicação na produtividade da indústria; impacto da abertura comercial sobre os salários e empregos nos setores não comercializáveis; relações entre desigualdade salarial e comércio entre as regiões brasileiras; evolução da segregação educacional nas firmas brasileiras; emparelhamento no mercado de trabalho; e mudanças organizacionais nas empresas.
Resumo traduzido
The book discusses the (ongoing and new) trends of Brazilian labor market in denser segments of the production system, and their relationships with a virtual intensification of the restructuring process already stimulated by the long period of macroeconomic stability.
