Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3130
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1968.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1968_sumario_executivo.pdf38.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Estimando a influência da taxa de câmbio sobre os fluxos de comércio exterior brasileiros
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1968: Estimando a influência da taxa de câmbio sobre os fluxos de comércio exterior brasileiros
Estimating the influence of exchange rate on Brazilian foreign trade flows
Authors: Carneiro, Flavio Lyrio
Abstract: Este texto para discussão tem por objetivo analisar empiricamente as interações entre o comportamento das taxas de câmbio e o desempenho do comércio exterior brasileiro. Para tanto, em primeiro lugar, é realizada uma revisão da literatura empírica sobre o assunto, tanto internacional quanto brasileira, com o objetivo de elucidar questões de cunho metodológico, como o tipo de modelo, a estratégia de identificação, as variáveis explicativas e as relações funcionais mais adequados. Em seguida, os efeitos dos preços relativos sobre os fluxos de comércio exterior são analisados por meio da estimação de modelos de demanda de importações e de oferta e demanda de importações, agregadas e desagregadas, para o período 1996-2012. A existência de cointegração é testada pelo procedimento de Engle e Granger (1987), e os modelos são estimados pela metodologia de mínimos quadrados modificados (FM-OLS). Entre as principais conclusões oferecidas pela análise empírica, destaca-se que, na quase totalidade dos modelos estimados, o efeito de variações no câmbio real sobre os fluxos de comércio exterior brasileiros mostrou-se relativamente modesto. A demanda nacional por importações parece ser determinada essencialmente pelo comportamento da renda, enquanto a demanda por exportações brasileiras é determinada sobretudo pelo comportamento da renda externa – exceção feita à demanda internacional por manufaturados brasileiros, para a qual o efeito dos preços relativos aparentemente não pode ser desprezado.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3128
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.