Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3141
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1976.pdf740.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1976_sumario_executivo.pdf29.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Price discovery no mercado de câmbio brasileiro: o preço é formado no mercado à vista ou futuro?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1976: Price discovery no mercado de câmbio brasileiro: o preço é formado no mercado à vista ou futuro?
Price discovery in the Brazilian foreign exchange market: the price is formed on the spot market or the future?
Authors: Santos, Francisco Eduardo de Luna e Almeida
Garcia, Marcio Gomes Pinto
Medeiros, Marcelo Cunha
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar a descoberta de preços no mercado cambial brasileiro e indicar qual dos mercados, à vista ou futuro, se ajusta mais rapidamente à chegada de novas informações. Utilizando-se dados em alta frequência entre janeiro de 2008 e junho de 2013, estimaram-se as seguintes medidas de descoberta de preços: Information Share (IS), Component Share (CS) e Price Discovery Efficiency Loss (PDEL). Concluiu-se que o mercado futuro domina a descoberta de preços, uma vez que responde por 66,2% da variação do preço comum e por 97,4% de sua composição. A medida dinâmica indica que o mercado futuro também é o mais eficiente, haja vista que, quando os mercados estão sujeitos a um choque unitário no preço comum, ele atinge o equilíbrio de forma mais rápida. Quando se divide a amostra por semestre, os valores de price Discovery confirmam a dominância do mercado futuro em todas as subamostras. Desequilíbrios entre oferta e demanda no mercado à vista, intervenções do Banco Central do Brasil (BCB) e pressão de investidores institucionais externos no mercado futuro são potenciais fatores explicativos para as variações das medidas de price discovery entre semestres.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.