Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3161
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2002.pdf2.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2002_sumario_executivo.pdf42.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O efeito China nas exportações brasileiras em terceiros mercados: uma análise do constant market share
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2002: O efeito China nas exportações brasileiras em terceiros mercados: uma análise do constant market share
The China effect on Brazilian exports in third markets: an analysis of constant market share
Authors: Pereira, Lia Valls
Abstract: Estudos recentes chamam atenção que a China poderá limitar a diversificação e a escalada para produtos de maior conteúdo tecnológico das exportações de países, como o Brasil, nos seus mercados tradicionais de manufaturas. O objetivo da pesquisa é estimar o deslocamento das exportações brasileiras pela China nos mercados dos países sul-americanos, México, Estados Unidos, União Europeia e países africanos (Nigéria, África do Sul e Moçambique) entre 2002 e 2011. Foi utilizado o modelo de constant market share (CMS) para estimar as perdas brasileiras de produtos coincidentes com a China nos mercados estudados. O estudo mostra que as perdas atribuídas à China foram mais elevadas nos Estados Unidos no período 2002-2006 e na América do Sul cresceram após esse período. Além disso, na região sul-americana as maiores perdas estão no Chile, na Colômbia, no Equador, no Peru e na Venezuela, mas cresce nos mercados dos outros parceiros, em especial na Argentina. A proximidade geográfica e a concessão de regime de livre comércio intrarregional para um conjunto amplo de produtos não impediu o efeito deslocamento pela China na região sul-americana. Assim, a resposta do Brasil deve ser na direção de identificar e fortalecer suas bases competitivas na região por meio de políticas favoráveis à criação de cadeias produtivas regionais/cadeias de valor regionais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.