Fascículo: Gastos das famílias das regiões metropolitanas brasileiras com transporte urbano
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BR
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Titulo alternativo
Comunicados do Ipea 154 : Gastos das famílias das regiões metropolitanas brasileiras com transporte urbano
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Outras autorias
Pires, Murilo
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur)
Calixtre, André
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Assessoria Técnica da Presidência (Astec)
Viana, André
Carvalho, Carlos Henrique R.
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur)
Calixtre, André
Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Assessoria Técnica da Presidência (Astec)
Viana, André
Carvalho, Carlos Henrique R.
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Resumo
A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) é realizada periodicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o objetivo principal de conhecer a estrutura de gastos e rendimento das famílias brasileiras, permitindo aferir os pesos dos componentes de despesas nos índices de inflação no país. Como resultado do trabalho, o IBGE disponibiliza uma base de dados amostral representativa do perfil desses gastos familiares, tornando-se, assim, uma fonte importante para se compreender o padrão de consumo de bens e serviços da população brasileira, em especial as despesas realizadas com transporte urbano. A POF 2009 utilizou uma amostra de 55.970 domicílios em todo o território nacional e seguiu a mesma estrutura da POF anterior (2003), permitindo análises comparativas e agregação de resultados por regiões, estados e 9 regiões metropolitanas (RM's) — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Belém — nacionais originalmente definidas na Lei Complementar nº 14/1973. A data de referência considerada para atualização dos valores monetários foi 15 de janeiro em ambas as POF's consideradas neste trabalho. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar o perfil de gasto das famílias brasileiras residentes nas nove RM's nacionais com deslocamentos urbanos ou metropolitanos. Para se atingir esse objetivo, utilizaram-se dois indicadores principais: a) comprometimento de renda com gastos em transporte urbano e metropolitano e b) percentual de famílias que efetuam esse tipo de gasto. A questão principal que norteou o trabalho foi a investigação sobre o avanço dos gastos com transporte individual pelas famílias brasileiras em detrimento dos gastos com transporte coletivo, já que esse padrão de mobilidade no qual o transporte privado assume papel predominante gera fortes impactos sobre as condições de mobilidade da população nos grandes centros urbanos.
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JEL
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http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3436
