Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3455
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2035.pdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2035_sumário_executivo.pdf39.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Capacidade burocrática no Brasil e na Argentina: quando a política faz a diferença
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2035 : Capacidade burocrática no Brasil e na Argentina: quando a política faz a diferença
Bureaucratic capacity in Brazil and Argentina: when politics makes a difference
Authors: Souza, Celina
Abstract: Este estudo analisa a capacidade burocrática dos governos federais da Argentina e do Brasil a partir do conceito de capacidade do Estado. Foram investigadas a profissionalização, a qualificação, as regras para promoção e a forma de recrutamento dos servidores. Este Texto para Discussão conclui que, embora a trajetória inicial de constituição do sistema burocrático tenha sido semelhante nos dois países, a forma de recrutamento da burocracia passou a ser diferente após a redemocratização. O Brasil cumpriu os requisitos da autoridade racional-legal weberiana – seleção via concursos competitivos e emprego com estabilidade –, enquanto a Argentina manteve o recrutamento baseado nos laços pessoais e/ou partidários e sem estabilidade. Isto não significa que a burocracia argentina careça de qualidade, mas, sim, que o sistema não cumpre ainda os requisitos weberianos de mérito e estabilidade. Essa diferença é explicada pelas agendas da redemocratização de cada país, que privilegiaram distintas questões.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.