Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3582
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_Brasil em desenvolvimento_2014_Estado planejamento e políticas públicas_v. 1.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Financiamento da infraestrutura no Brasil : limites dos mecanismos convencionais e alternativas a partir do investimento estrangeiro e do mercado de capitais
Authors: Silva Filho, Edison Benedito da
Abstract: Este capítulo estuda as fontes convencionais de financiamento dos projetos de infraestrutura no Brasil, apontando suas crescentes limitações decorrentes do esgotamento da capacidade financeira do Estado. Discute a experiência internacional de securitização de ativos públicos como instrumento de capitalização dos projetos de infraestrutura a partir de casos selecionados dos BRICS (bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Sugere propostas para expandir o mercado de dívida privada no país, bem como outras possíveis fontes de captação de recursos para o setor de infraestrutura, visando sintetizar e analisar os principais desafios e oportunidades enfrentados para expandir o financiamento de investimentos no setor de infraestrutura no Brasil e fomentar o mercado doméstico de capitais.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3287
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.