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Efeitos econômicos da proposta de redução tarifária sobre as operações domésticas de cabotagem no Brasil (2013-2025)

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Titulo alternativo

Economic impacts of tariff change on domestic operations of the Brazilian cabotage freight sector (2013-2025)

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Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os efeitos econômicos de longo prazo da proposta de redução tarifária nas operações domésticas de cabotagem (2013-2025) com uma possível liberalização do mercado, bem como explorar as propriedades de um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) dinâmico capaz de lidar com fenômenos de retornos crescentes de escala e competição imperfeita. Os principais resultados apontam que esta política tarifária promove efeitos positivos de longo prazo sobre a produção dos setores intensivos no uso deste modal de transporte e sobre o crescimento do produto interno bruto (PIB) das exportações e dos investimentos, mas afeta negativamente a atividade de cabotagem.

Resumo traduzido

The aim of this paper is to analyze the objective to discuss the long turn economic impacts of tariff change on domestic operations of the Brazilian cabotage freight sector, between 2013-2025, as well as explore some analytic potential of the dynamic Computable General Equilibrium (CGE) model which captures increasing returns to scale and imperfect markets. The main findings of this application indicated that tariff policies promote positive long turn effects on GDP growth, exports, and investments. The sectorial projections of such policies suggest a negative effects on cabotage sector and positive effects on sectors’ production which are intensive in cabotage.

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