Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3745
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_Brasil_em_desenvolvimento_2010_v_1.pdf2.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Considerações sobre a evolução da taxa de câmbio no Brasil no período 1995-2009 : o desalinhamento cambial
Other Titles: Considering the evolution of the exchange rate in Brazil in the 1995-2009 period : the exchange rate misalignment
Authors: Gouvêa, Raphael Rocha
Cerqueira, Vinícius dos Santos
Abstract: Este capítulo reflete a respeito da atual política cambial e seus efeitos sobre a economia nacional, tendo como objetivos a identificação de períodos de apreciação ou depreciação da taxa de câmbio real efetiva (TCRE), e a apresentação das possíveis causas e consequências do desalinhamento cambial. Para tanto, estimou-se uma trajetória de equilíbrio de longo prazo para a TCRE, desenvolvida por meio de um modelo de cointegração não linear. Na próxima seção apresenta-se uma breve discussão sobre alguns conceitos e procedimentos para se estimar uma taxa de câmbio real de equilíbrio, justificando-se o uso da metodologia empregada na seção para se estimar esta variável. Alguns dos determinantes da trajetória recente de apreciação do real são apresentados na terceira seção. Na seção subsequente são discutidos os impactos do desalinhamento cambial sobre comércio e crescimento e procura-se explicitar os custos fiscais da política de acumulação de reservas. Por fim, são apresentadas algumas considerações finais.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2378
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.