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Title: Comércio justo e economia solidária no Brasil e o papel da política pública na sua promoção
Authors: Mendonça, Haroldo
Abstract: Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do comércio justo no Brasil para as estratégias do movimento da economia solidária e do comércio justo internacional e seu impacto para a política federal de economia solidária. Inicialmente discute o processo de construção do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS), por meio da instituição do Decreto Presidencial no 7.358, bem como a realidade dos empreendimentos solidários no que diz respeito às dificuldades encontradas no âmbito da comercialização de produtos de origem da economia solidária e do comércio justo. Em seguida, além das ações nacionais que a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) vem elaborando na promoção e desenvolvimento do comércio justo e solidário, apresenta, de forma sucinta, os elementos centrais para entender o estágio atual em que se encontra o comércio justo no Brasil. Do ponto de vista metodológico, o artigo está definido em dois tópicos. O primeiro se refere ao papel dos movimentos sociais e à importância da economia solidária no comércio justo; o segundo se concentra no desenvolvimento das ações no âmbito do governo federal que levaram o comércio justo no Brasil à condição de instrumento de política pública, com a instituição do SCJS.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3886
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos
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