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Distribuição espacial da mão de obra qualificada no território nacional no período recente

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Brasil

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2000-2010

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BR

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Spatial distribution of skilled labor in the country in recent years

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Resumo

Este capítulo tem por objetivo apresentar um panorama da disponibilidade de mão de obra qualificada no território brasileiro e, mais especificamente, a distribuição, nas mesorregiões do país, das pessoas com diploma de nível superior em áreas selecionadas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM). A concentração de profissionais de nível superior destas áreas será mensurada a partir dos dados dos censos populacionais de 2000 e 2010, produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Busca-se, assim, identificar as mesorregiões brasileiras mais intensivas em pessoal técnico-científico, informação útil a decisões locacionais de investimentos produtivos que demandem este tipo de profissional, bem como mostrar como a sua distribuição foi modificada ao longo da primeira década do século XXI. O texto traz algumas informações acerca da disponibilidade de profissionais das áreas de CTEM distribuídos pelas 137 mesorregiões que compõem o território brasileiro, além de retratar o que mudou no perfil da distribuição desta força de trabalho pelo país entre 2000 e 2010. Ambas as perspectivas – educacional e ocupacional – são úteis em um estudo desta natureza, ainda que o foco da análise recaia adiante sobre a disponibilidade relativa de graduados das áreas de CTEM pelo território nacional. Serão apresentadas e discutidas a distribuição de profissionais diplomados nessas áreas nas mesorregiões brasileiras e os indicadores do nível de ocupação destes profissionais em atividades diretamente relacionadas às suas áreas de formação. A seção 2 detalha as ocupações e os diplomas de nível superior definidos, neste trabalho, como típicos do campo de CTEM, explicitando, ainda, como os quantitativos de um e de outro foram levantados nos censos populacionais de 2000 e 2010. A seção 3 mapeia a distribuição dos diplomados em cursos superiores das áreas de CTEM pelas mesorregiões do Brasil. Em seguida, a seção 4 analisa a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. A seção 5 traz algumas considerações e interpretações sobre os dados apresentados.

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