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Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil

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1984-1997

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BR

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Resumo

Este trabalho apresenta uma análise descritiva dos indicadores e determinantes da reprovação, avanço e evasão escolar condicional à reprovação no Brasil para as seguintes séries-diploma: 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, no período 1984-1997. Foram utilizados dados em painel da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, cuja peculiaridade é seguir os mesmos indivíduos ao longo do tempo. Procuramos encontrar os determinantes da seleção dos indivíduos ao longo do ciclo escolar, concentrando a análise nas características familiares e nos seus efeitos sobre as probabilidades de sucesso. Concluímos que esses efeitos são mais importantes nas séries mais avançadas, e principalmente como determinantes do avanço escolar. Além disso, durante o período em análise, as características familiares perderam parte de sua importância, apontando para a universalização do ensino.

Resumo traduzido

This paper presents a descriptive analysis of the indicators and determinants of schooling repetition, advance and evasion in Brazil, for the end of the cycles series, between 1984 and 1997. We use a data set called Pesquisa Mensal de Emprego (PME) that follows the same individuals over time. We try to find the determinants of the selection of individuals through the schooling cycle, focusing on the analysis of the family characteristics and their effects on the probabilities of success. We conclude that their effects are more important in the more advanced series and act mainly through their effects on the schooling advance. Moreover, over time the family characteristics have lost part of their importance, which suggests a democratization of the schooling progress.

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