Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4321
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carta_Conjuntura_n22_pressão.pdf345 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Pressão inflacionária no setor de serviços : decomposição setorial e implicações para o regime de metas
Other Titles: Inflationary pression on the service sector : sectoral decomposition and implications to the inflation targeting system
Authors: Martinez, Thiago Sevilhano
Abstract: Esta nota técnica discute o papel dos serviços na composição da inflação brasileira e seus efeitos sobre a política monetária. Apresenta a literatura novo-keynesiana de política monetária ótima sob mudanças de preços relativos. Compara a influência relativa dos serviços sobre a inflação com a de outros três setores principais, alimentação e bebidas, produtos industriais e preços monitorados, do início do regime de metas ao final de 2013. Utiliza o Índice de Contribuição para o Desvio da Meta de Inflação (ICMI), um indicador que mede a contribuição de uma categoria de preços para o cumprimento da meta de inflação, cuja metodologia foi apresentada em nota técnica da Carta de conjuntura, n. 19, de junho de 2013. O ICMI também é empregado para decompor a pressão inflacionária dos serviços em subsetores. Por fim, aborda as implicações da inflação de serviços para a condução do regime de metas de inflação à luz da literatura exposta.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3380
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3394
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Carta de Conjuntura - Artigos
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.