Publicação: O Conselho de Desenvolvimento Econômico Nacional e Trabalho (NEDLAC) da África do Sul, o Conselho Nacional de Assessoramento (NAC) da Índia e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Brasil : novas capacidades estatais para o desenvolvimento na semiperiferia?
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Índia
África do Sul
Índia
África do Sul
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 2102 : O Conselho de Desenvolvimento Econômico Nacional e Trabalho (NEDLAC) da África do Sul, o Conselho Nacional de Assessoramento (NAC) da Índia e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Brasil : novas capacidades estatais para o desenvolvimento na semiperiferia?
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Ao enfocar as relações entre Estado e sociedade em países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), tomados como exemplo de economias emergentes, este texto analisa os conselhos de assessoramento ao Executivo do Brasil, África do Sul e Índia como meios de expansão das capacidades estatais de interação do Estado com a sociedade, eventualmente propiciando ideias para políticas de desenvolvimento no contexto pós-neoliberal. Em termos gerais, argumenta-se que as diferentes formas pelas quais se estruturaram e a igualmente diversa dinâmica de funcionamento dos conselhos estudados fazem variar o potencial de expansão das capacidades estatais. Ao final, enfatizam-se as contribuições dos conselhos da Índia e África do Sul para aperfeiçoar as experiências brasileiras
Resumo traduzido
By focusing on the relationship between state and society in countries like Brazil, Russia, India, China and South Africa (BRICS), taken as an example of emerging economies, this paper analyzes the advisory counsil to the Executive from Brazil, South Africa and India as a means of expanding state capacity of the state interaction with society, eventually providing ideas for policy development in the post-neoliberal context. Overall, it is argued that the different ways by which they were structured and the equally diverse working of the studied counsils do vary the potential for expansion of state capacity. Finally, we emphasize the contributions of India and South Africa councils to improve the Brazilian experiences.