Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4995
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_111.pdf290.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fiscal Decentralization and Subnational Fiscal Autonomy in Brazil: Some Facts of the Nineties
Other Titles: Discussion Paper 111 : Fiscal Decentralization and Subnational Fiscal Autonomy in Brazil: Some Facts of the Nineties
A descentralização fiscal e a autonomia fiscal dos governos subnacionais no Brasil: alguns fatos da década de noventa
Authors: Mora, Mônica
Varsano, Ricardo
Abstract: Este artigo examina algumas facetas da experiência recente da descentralização fiscal no Brasil. Para tanto, descreve-se inicialmente a evolução da descentralização fiscal desde os anos 60. Na sessão subseqüente são tratados alguns eventos que afetaram as relações fiscais intergovernamentais nos anos 90. Historicamente, o federalismo brasileiro foi marcado por movimentos diastólicos e sistólicos no grau de descentralização, geralmente em consonância com o regime político em vigência, fosse ele mais ou menos democrático. O objetivo de conciliar a autonomia fiscal dos entes da Federação, por um lado, e a necessidade de coordenar os instrumentos fiscais com a finalidade de resguardar interesses nacionais, por outro, ainda não foi alcançado. Na análise dos eventos dos anos 90, observa-se que o modelo federativo ainda não está consolidado, mas em processo de transição. A consolidação de um modelo, com a estabilização das relações fiscais intergovernamentais, dependeria da definição da descentralização fiscal possível. Observa-se que a preservação da descentralização fiscal pode redundar em restrições à autonomia dos governos subnacionais.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2061
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.