Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Uallace Moreira-
dc.coverage.spatialCoreia do Sulpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-12T18:46:48Z-
dc.date.available2015-11-12T18:46:48Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5258-
dc.description.abstractA indústria automobilística – desde os anos 1960 – apresentou crescimento substancial na Coreia do Sul, o que fez com que o país – já no final da década de 1980 – estivesse entre os principais fabricantes mundiais de automóveis. No início dos anos 1990, associada ao processo de abertura da economia realizada pelo governo sul-coreano, a indústria automobilística começou a apresentar problemas que irão ficar mais em evidência na crise da economia asiática, em 1997, o que levou o governo a adotar política de racionalização do setor e promover um processo de fusões e aquisições, assim como permitir a entrada de investidores estrangeiros na indústria automobilística. As reformas e as mudanças na indústria automobilística sul-coreana principiam a ser realizadas justamente quando – do ponto de vista global – há um processo de internacionalização da produção, em que empresas buscam novas estratégias para a inserção nas cadeias globais de valor (CGVs), nas quais muitas indústrias saem da condição de entidades delimitadas nacionalmente para a condição de redes de negócios fragmentadas e globalmente distribuídas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as mudanças pelas quais passaram a indústria automobilística nos últimos anos, a partir da perspectiva das estratégias das empresas sul-coreanas nas CGVs, analisando as políticas públicas implementadas pelo governo e pelas empresas coreanas para a inserção nestas cadeias.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Inserção da Coreia do Sul na cadeia global automolilística : foco sobre as políticas públicaspt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2112 : A Inserção da Coreia do Sul na cadeia global automolilística : foco sobre as políticas públicaspt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical74 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilísticapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCadeias globais de valorpt_BR
dc.subject.keywordIndústria automobilísticapt_BR
dc.subject.keywordValor agregadopt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 2112pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe auto industry, since the 1960s, showed substantial growth in South Korea causing the country at the end of the 1980s to be among the world’s leading automobile manufacturers. In the early 1990s, associated with the opening of the economy held by the Korean government, the auto industry begins to present problems that will become more evident in the Asian economic crisis in 1997, leading the government to adopt an industry rationalization policy promoting a process of mergers and acquisitions, as well as allowing the entry of foreign investors in the automotive industry. Reforms and changes in the Korean auto industry were just beginning to take place when - from a global point of view - there is a process of production internationalization in which companies seek new strategies for entering the Global Value Chains (GVCs), where many industries leave the condition of nationally bounded entities to the condition of fragmented and globally distributed business networks. This research aims to investigate the changes the automotive industry passed in recent years from the perspective of the strategies of Korean companies in GVCs, analyzing public policies implemented by the Korean government and companies for the insertion in GVCs.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
Appears in Collections:Indústria: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2112.pdf968.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2112_sumex.pdf41.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.