Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5282
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2116.pdf859.98 kBAdobe PDFView/Open
td_2116_sumex.pdf42.43 kBAdobe PDFView/Open
Title: Para além do Minha Casa Minha Vida : uma política de habitação de interesse social?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2116 : Para além do Minha Casa Minha Vida : uma política de habitação de interesse social?
Authors: Balbim, Renato
Krause, Cleandro
Lima Neto, Vicente Correia
Abstract: O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), criado em 2009, teve seu status elevado posteriormente à política habitacional brasileira, verificando-se, desde então, um vazio no desenvolvimento de outras alternativas para a provisão habitacional. Este estudo realiza um diagnóstico da política habitacional recente brasileira, em específico do MCMV nas suas diversas formas de atuação, apontando críticas, como a baixa aderência espacial entre o deficit e a produção habitacional e o atendimento desigual aos quatro componentes usualmente considerados no cálculo do deficit habitacional, entre outras. Como modo de superação destes desafios, detalham-se duas alternativas que, conjugadas ou independentes, podem ampliar o acesso da sociedade ao direito básico de moradia: a produção social da moradia (PSM) e o serviço de locação social (SLS) da moradia.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3287
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Habitação: Livros
Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.