Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5431
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n5_Variáveis proxy.pdf235.31 kBAdobe PDFView/Open
Title: Variáveis proxy para os gastos empresariais em inovação com base no pessoal ocupado técnico-científico disponível na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)
Authors: Araújo, Bruno César
Cavalcante, Luiz Ricardo
Alves, Patrick
Abstract: Este artigo trata do cálculo de coeficientes de correlação entre os gastos empresariais em inovação e estratos do pessoal ocupado que potencialmente envolvem-se em atividades dessa natureza. A hipótese de que o pessoal ocupado técnico-científico correlaciona-se com os gastos em inovação é facilmente amparada pelo senso comum, seja porque a remuneração destes profissionais é, pelo menos em parte, um componente dos gastos em P&D, seja porque a presença de profissionais com este perfil está associada a gastos em atividades voltadas para a inovação. Em suma: a proposta apoia-se na hipótese de uma forte correlação entre os gastos em inovação e o número de funcionários ocupados nessas atividades nas empresas. Embora possa haver variações intersetoriais e mesmo intrassetoriais – decorrentes das diferentes estratégias tecnológicas adotadas pelas empresas e da própria natureza dos projetos de P&D nos quais se investem os recursos -, acredita-se que, em termos agregados, proxies dessa natureza podem ser bons indicadores dos gastos empresariais em inovação. A Proxy sugerida pode ser obtida com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais/TEM), permitindo, assim, estimativa anualizada dos gastos empresariais em P&D, e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/TEM), divulgado mensalmente.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3588
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.