Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5828
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v36_n01_Efeitos.pdf555.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Efeitos da redução tarifária da década de 1990 sobre a distribuição intra-setorial da produção e da produtividade na indústria brasileira
Authors: Schor, Adriana
Abstract: A liberalização comercial do início da década de 1990 levou ao crescimento da produtividade setorial da indústria brasileira. Este artigo mostra que esse efeito se deve não somente ao aumento da produtividade das firmas, mas também à sua dinâmica intra-setorial. Seguindo Schor (2004), a partir de dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi calculada a produtividade total dos fatores (PTF) de cada firma da amostra, de 1986 até 1998, utilizando funções de produção setoriais estimadas de modo consistente. Encontrou-se grande variância na distribuição da produtividade intra-setorial, e verificou-se que parte dela pode ser explicada pela correlação positiva entre a fração da firma na produção setorial e a sua produtividade. Há pouca evidência de correlação entre a redução tarifária da abertura comercial e variações na produtividade intra-setorial. No entanto, os setores em que ocorreu a maior redução tarifária são aqueles em que houve uma concentração da produção nas firmas mais produtivas, evidenciando o efeito da dinâmica intra-setorial no crescimento da produtividade do setor.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3370
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Indústria: Artigos
Sistema Tributário: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.