Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5834
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPE_v25_n02_Tendencia.pdf660.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Tendência estocástica do produto no Brasil: efeitos das flutuações da taxa de crescimento da produtividade e da taxa de juro real
Authors: Lima, Elcyon Caiado Rocha
Lopes, Hedibert Freitas
Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Pereira, Pedro Luiz Valls
Abstract: Depois do crescimento acelerado e continuo da década de 70, a economia brasileira passou, na década seguinte, por um período de grande instabilidade na sua taxa anual de crescimento. Este artigo investiga em que medida as períodos de estagnação e expansão da economia do pais podem ser explicados por dois tipos de choques considerados exógenos e persistentes: um de juro real e outro de produtividade. A metodologia econométrica que adotamos é discutida detalhadamente em King et alii ( 1991) e Mellander et alii ( 1992) e pode ser vista como um aperfeiçoamento dos procedimentos de estimação e identificação das equações estruturais usualmente adotados nos modelos Auto-Re-gressivos Vetoriais (VAR). Obtivemos evidencias de que a tendencia do P1B e estocástica e e afetada por dois tipos de choques bdsicos: um de juro real e outro de produtividade. Mostramos ainda que um choque positivo de juro real afeta a composicao do produto, reduzindo a relacao investimento/PIB.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3427
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)
metadata.dc.type: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.