Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5902
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEPI_n20_integração.pdf84.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Integração regulatória : uma proposta de coerência, convergência e cooperação para a modernização do Mercosul
Other Titles: Regulatory integration : a proposal for coherence, convergence and cooperation towards the modernization of Mercosur
Authors: Thorstensen, Vera Helena
Kotzias, Fernanda
Abstract: Ao longo das últimas décadas, as mudanças nos padrões de produção e de consumo transformaram a forma pela qual o comércio mundial é regulado internacionalmente. Essa alteração também reflete-se nas estratégias empreendidas pelos países no âmbito dos acordos de integração preferencial. Mais do que tarifas, regras de comércio estão desenvolvendo-se como as grandes barreiras comerciais do século XXI. Nesse contexto, a integração regional passa a avançar por meio da integração regulatória, que determina os processos de coerência, convergência e coordenação institucional entre os membros de acordos preferenciais. Frente ao impasse político e econômico em que se encontra o Mercado Comum do Sul (Mercosul), faz-se oportuno analisar um novo modelo de integração econômica, que vá além das exceções tarifárias e das regras de origem específicas, mas que permita o fortalecimento da integração regulatória entre as partes. Este artigo tem o objetivo de discutir as dimensões da integração regulatória nesse novo paradigma de acordos comerciais e como os parceiros do Mercosul – liderados por Brasil e Uruguai – podem tomar iniciativas de harmonização institucional no sentido de ampliar os ganhos gerados pelo aprofundamento da integração do bloco.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5896
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.