Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6106
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2181.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2181_sumex.pdf39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Modelo espacial simples de uma economia com agentes : uma proposta metodológica
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2181 : Modelo espacial simples de uma economia com agentes : uma proposta metodológica
Authors: Furtado, Bernardo Alves
Eberhardt, Isaque Daniel Rocha
Abstract: Este texto simula a evolução de economias artificiais no intuito de compreender a relevância tributaria de limites administrativos na qualidade de vida de seus habitantes. A modelagem consiste na construção de algoritmo computacional cujo desenho contemple cidadãos, organizados em famílias, assim como firmas e governos que interagem nos mercados de bens, de trabalho e imobiliário. O mercado imobiliário permite que as famílias se mudem para domicílios com maior qualidade ou menor preço quando capitalizam a valorização dos terrenos. O mercado de bens comporta a busca do consumidor em número flexível de firmas, escolhendo por preço e proximidade. O mercado de trabalho é dado por processo de pareamento entre firmas (dada sua localização e o salário ofertado) e candidatos, de acordo com sua qualificação. O governo pode se configurar em uma região única ou em quatro ou sete governos subnacionais distintos, porém conurbados economicamente. O papel do governo é coletar impostos sobre o valor de venda das firmas no seu território e aplicá-los na melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Este texto apresenta algumas ilustrações realizadas a partir de uma economia aleatória. Nessa configuração os limites administrativos parecem ser relevantes para os níveis de qualidade de vida advinda da inversão dos tributos. Nesse caso, o recorte com sete regiões é mais dinâmico, porém mais desigual e heterogêneo entre as regiões. O recorte com região única é homogeneamente mais pobre. O trabalho busca contribuir como referência metodológica para descrever, operacionalizar e testar modelos computacionais de análise de finanças públicas, com viés explicitamente espacial e dinâmico. Várias alternativas de expansão do modelo para objetos de pesquisa próximos são relatadas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.