Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6355
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PWR_v2_n3_Internal.pdf175.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Internal market led growth model in Latin America after a crisis : an inspiring utopia?
Other Titles: Modelo de crescimento guiado pelo mercado interno na América Latina após a crise : uma utopia inspiradora?
Authors: Salama, Pierre
Abstract: A crise de 2008 interrompeu um período de forte crescimento na América Latina, que vinha desde 2003-2004. Diferentemente da crise do anos 1980, a crise de 2008 foi causada menos por problemas internos que pelo contágio de uma crise originada nos países desenvolvidos. Apesar da aparente curta duração da crise de 2008, a sustentabilidade da recuperação permanece em dúvida enquanto não houver uma reforma no cenário internacional. A recuperação é certamente frágil, mas, assim como a crise dos anos 1980 e, especialmente, a dos anos 1930, a “experiência” da crise é caracterizada por uma mutação das estruturas de produção, que, embora de difícil leitura no momento, possivelmente altere os atuais modos de governança. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir se, depois de anos de crescente abertura, um novo plano de crescimento, focado em uma distribuição mais equitativa da renda e subsequente expansão do mercado interno, tem condições reais de contribuir para uma recuperação sustentada do crescimento.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6130
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6122
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6246
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.