Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6507
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2159.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open
td_2159_sumex.pdf37.61 kBAdobe PDFView/Open
Title: A gramática da moradia no Complexo do Alemão : história, documentos e narrativas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2159 : A gramática da moradia no Complexo do Alemão : história, documentos e narrativas
Authors: Couto, Patrícia Brandão
Rodrigues, Rute Imanishi
Abstract: Este texto tem por objetivo discutir as formas de ler e descrever os distintos modos de fixação e moradia, na evolução do processo de ocupação da área administrativamente reconhecida como Complexo do Alemão. Esta área corresponde a um conjunto de favelas com cerca de 70 mil habitantes, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, segundo dados do Censo 2010 (IBGE, 2010).1 O repertório etnográfico que será apresentado neste estudo constituiu-se a partir da memória e perspectiva dos moradores mais antigos dessas comunidades. O propósito desta pesquisa é recuperar os processos históricos que formaram e consolidaram as favelas dessa área, tomando como eixo central de abordagem o histórico fundiário da região e as memórias e experiências de sujeitos sociais que participaram e testemunharam a constituição desse território.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros
Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.