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Ouvidoria pública brasileira : reflexões, avanços e desafios

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Brazilian ombudsman : considerations, progresses and challenges

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Resumo

Este livro aborda os aspectos conceituais e práticos das ouvidorias públicas, apresentando estudos de caso de ouvidorias públicas brasileiras. Traz uma proposta para a identificação de elementos comuns que possibilitam classificar as ouvidorias públicas. Discorre sobre a importância das ouvidorias públicas enquanto instrumentos para o fortalecimento da democracia participativa e para a valorização da cidadania. Apresenta debate sobre a importância das ouvidorias no contexto da participação social, apontando avanços e desafios. Tece uma reflexão acerca das ouvidorias públicas do Executivo federal à luz dos seus atos normativos, na busca por um modelo ideal-possível de autonomia, cooperação e accountability. Trata dos aspectos conceituais das ouvidorias públicas e propõe mudanças na forma de organização das ouvidorias públicas por meio da criação de um sistema nacional de ouvidorias, autônomas e democráticas. Descreve a trajetória da Ouvidoria do Ipea ao longo dos seus dez anos de existência. Mostra estudos de caso da Ouvidoria-Geral da Previdência Social e da Ouvidoria do Serviço Florestal Brasileiro. Apresenta análise crítica da efetividade da Ouvidoria-Geral da União (OGU), tendo como pano de fundo o seu recente processo de reestruturação. Aborda o caso da Ouvidoria da Receita Federal da 1ª Região Fiscal, a partir do referencial teórico do novo serviço público. Por fim, traz uma síntese dos resultados do Projeto Coleta OGU 2014, instituído pela OGU em parceria com o Ipea, que permitiu traçar um amplo retrato sobre realidade das ouvidorias públicas, em especial, daquelas vinculadas a órgãos e entidades do Executivo federal.

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Publicação
Modelos de ouvidorias públicas no Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Gomes, Manoel Eduardo Alves Camargo e
Neste capítulo veremos que, passadas quase três décadas da criação, no município de Curitiba, da primeira ouvidoria pública brasileira e festejando os dez anos da Ouvidoria do Ipea, inúmeras experiências institucionais delineiam um quadro altamente diversificado de ouvidorias. Presentes nos três Poderes - Judiciário, Legislativo e Executivo - e nas três esferas de governo - federal, estadual e municipal -, as ouvidorias compõem um extenso leque, que vai desde aquelas que mais se assemelham a um balcão de reclamações, inteiramente subordinadas, até aquelas que ostentam elevado grau de independência e autonomia. Esse mosaico - que pode ser ampliado inúmeras vezes a partir de outros critérios taxionômicos, como o âmbito de competência, o tipo de controle, os instrumentos de atuação e o nível hierárquico, para ficar em apenas alguns exemplos - reclama a constituição de uma tipologia que permita abrigar todo o plexo de experiências institucionais sob o mesmo conceito de ouvidoria pública.
Publicação
Ouvidorias públicas como instrumentos para o fortalecimento da democracia participativa e para a valorização da cidadania
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Comparato, Bruno Konder
No vasto campo de discussão aberto pelas práticas de democracia participativa, a proposta deste capítulo é contribuir para o debate com a experiência das ouvidorias públicas que, segundo a avaliação deste estudo, ao mesmo tempo em que fiscalizam o exercício do poder, constituem-se como um instrumento relevante de participação popular. Enquanto a maioria dos mecanismos de democracia participativa introduz a participação popular na definição e a formulação de políticas públicas, mesmo que apenas em caráter consultivo, as ouvidorias influenciam o aspecto decisivo da implementação das políticas.
Publicação
Ouvidorias públicas e conselhos de políticas : avanços e desafios na democratização da participação social e nas relações entre estado e sociedade
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Lima Neto, Fernando Cardoso; Durán, Paulo Renato Flores
Neste capítulo, apresentamos um panorama sobre a formação de dois modelos de instituições políticas participativas empoderados no contexto da redemocratização brasileira, ambos com o propósito de estimular a participação cidadã nos processos de construção das políticas públicas. Os conselhos de política e as ouvidorias públicas serão analisados à luz do tema da efetividade democrática no Brasil. O objetivo central é analisar em que medida essas duas instituições participativas avançaram no estreitamento das relações entre Estado e sociedade, e também identificar desafios que enfrentam no aprofundamento das dinâmicas de participação da sociedade.
Publicação
As Ouvidorias e o uso público da razão : proposta de um modelo ideal-possível à luz dos atos normativos das ouvidorias públicas federais no Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Menezes, Ronald do Amaral; Lima Neto, Fernando Cardoso; Cardoso, Antonio Semeraro Rito
Neste capítulo veremos que nos termos do art. 2, V do Decreto n. 8.243, de 23 de , maio de 2014, Ouvidoria pública federal é uma instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública. Assim, este estudo tem o objetivo de, a partir da análise dos atos normativos que dispõem sobre competência e funcionamento das ouvidorias públicas federais, discutir a questão da autonomia e do controle social, indicando encaminhamentos institucionais com vistas a assegurar a efetividade do potencial democrático que lhes é atribuído, tendo por base um modelo ideal-possível de autonomia, cooperação e accountability.
Publicação
Paradigmas de ouvidoria pública e proposta de mudança
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Lyra, Rubens Pinto
Neste capítulo, veremos, que no Brasil, a ouvidoria é o único órgão público dotado de caráter unipessoal, o que lhe confere, como a nenhum outro, agilidade e informalidade para interferir no cotidiano da gestão pública. Também concorre para tal a sua proximidade com o cidadão, visto que, em número de aproximadamente 4 mil, as ouvidorias estão disseminadas em todos os institutos da administração pública, nos seus três níveis, e nos três poderes de Estado. Destarte, a atuação do ouvidor alcança o âmago da máquina administrativa, possibilitando resgatar direitos que, de outra forma, sem ela, ou seriam desconsiderados, ou exigiriam o caminho bem mais longo e dispendioso da justiça para assegurar sua efetividade. Por outro lado, é o conjunto das práticas administrativas que se beneficia da interferência construtiva do ouvidor, na medida em que só ele é dotado de elementos de análise, externos ao gestor, sobre a qualidade daquelas práticas, provenientes de quem é mais autorizado para avaliá-las: o próprio cidadão.

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