Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6686
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2206.pdf317.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2206_sumex.pdf42.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Previdência para as mulheres no Brasil : reflexos da inserção no mercado de trabalho
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2206 : Previdência para as mulheres no Brasil : reflexos da inserção no mercado de trabalho
Authors: Matijascic, Milko
Abstract: Entre as mulheres ocupadas, a proporção de contribuintes para a previdência foi maior que a dos homens em 2014 e essa constatação é uma novidade no Brasil. A presença das mulheres aumentou em benefícios com maior densidade de contribuição, como as aposentadorias por tempo de contribuição, e perdeu força nas pensões por morte, pois o modelo baseado no homem provedor do lar perdeu força e novos arranjos familiares ganham espaço. Os benefícios de prestação temporária apresentam uma elevada participação de mulheres, pois as mulheres buscam adotar uma atitude mais preventiva e as pressões sofridas pelas mulheres com o mundo do trabalho em conjugação com as responsabilidades familiares parecem exercer pressões que afetam a sua saúde. Esse cenário indica que a forma de organizar a proteção social no Brasil, com ênfase em gastos com benefícios pagos em dinheiro e na menor importância conferida a serviços sociais, gera problemas para as mulheres.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros
Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.