Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6695
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2204.pdf596.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2204_sumex.pdf33.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Segurança pública no Rio de Janeiro : um estudo dos homicídios dolosos entre 2003 e 2014
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2204 : Segurança pública no Rio de Janeiro : um estudo dos homicídios dolosos entre 2003 e 2014
Authors: Pessoa, Marcelo de Sales
Abstract: O objetivo deste trabalho é investigar o efeito da política de instalação de unidades de polícia pacificadora (UPPs) sobre a taxa de homicídios dolosos. Para isso, avaliam-se os boletins de cada uma das 138 delegacias do estado do Rio de Janeiro (ERJ), de 2003 a 2014. Também são usados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a população, e do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP-RIO), para o índice de desenvolvimento humano (IDH) dos bairros. A metodologia consiste na avaliação comparativa da evolução temporal da taxa de homicídio por locais de registro. Esses locais foram agrupados segundo a presença ou não de UPPs. Em seguida, testou-se a diferença estatística das taxas médias de homicídio, por meio de procedimentos paramétricos e não paramétricos. Os dados foram separados segundo características que também poderiam afetar a taxa de homicídios, tais como: IDH médio dos bairros; e tamanho da população servida pela delegacia de polícia (DP). Além disso, foi usada a metodologia de diferença em diferenças (DD). Os resultados revelam impacto positivo das UPPs sobre a redução da criminalidade.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.