Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6706
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n45_Qualidade_da_escola.pdf537.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Qualidade da escola e background familiar na formação de capital humano no Brasil
Other Titles: School quality and family background in human capital formation in Brazil
Calidad escuela y antecedentes de la familia en formación de capital humano en Brasil
Qualité d’école et background de la famille dans la formation du capital humain au Brésil
Authors: Silva Júnior, Luiz Honorato da
Sampaio, Yony
Abstract: Este artigo procura verificar o efeito marginal da qualidade da escola, mensurada pela razão aluno por professor nas Unidades da Federação (UFs) do Brasil, e do background familiar, mensurado pelos níveis de educação dos pais dos indivíduos contidos em uma amostra obtida a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 1996, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre os resultados educacionais destes indivíduos e sobre seus retornos à educação no mercado de trabalho. Verifica-se que uma diminuição na razão aluno por professor é positivamente relacionada aos aumentos na educação média dos indivíduos, mas a educação dos pais possui um efeito ainda mais forte sobre a escolarização destes indivíduos. As evidências empíricas encontradas sugerem que uma melhoria na qualidade da escola traria resultados positivos sobre a educação média e sobre os retornos à educação no mercado de trabalho, além de estes retornos terem a peculiaridade de serem maiores para indivíduos nascidos em regiões e grupos etários com background familiar mais pobre. Verifica-se, ainda, que a qualidade da escola tenha sido uma substituta técnica do background familiar como fator de produção de capital humano. Assim, investimentos feitos de forma mais eficiente em educação poderiam reduzir as diferenças nos resultados educacionais induzidas pela desigualdade de educação dos pais.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6532
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.