Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6711
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPP_n37_Determinantes.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Determinantes socioeconômicos na probabilidade de aprovação no exame vestibular : uma análise entre os campi da Universidade Federal de Pernambuco
Other Titles: Social and economic determinants in approval probability in the vestibular examination : an analysis between UFPE campus
Determinantes socioeconómicos en la probabilidad de aprobación en el examen de admisión en la universidad : un análisis entre los campus de la UFPE
Determinants socio-économiques dans la probabilité de réussite de l’examen d’entrée dans l’université : une comparaison entre les campus de l’UFPE
Authors: Wing, NG Haig
Honorato, Luiz
Abstract: O objetivo deste trabalho é avaliar quais os principais fatores que influenciam no sucesso dos candidatos que almejam ingressar por meio de vestibular na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre os campi Recife e Agreste. Pretende-se verificar as similaridades e diferenças que caracterizam cada campus e curso escolhido. Para a concretização de tais objetivos, utilizam-se dos questionários socioeconômicos e da nota final do candidato para a realização de uma análise empírica da razão das chances de aprovação. Na análise são utilizados dados de 2009 compostos por 2.992 observações, fornecidos pela Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST), e o método utilizado para a análise é o logit binário. Verifica-se que os alunos que possuem maior probabilidade de êxito no vestibular fizeram cursinho pré-vestibular, residem na mesorregião onde se localiza o campus em que pretendem estudar e tentaram mais de uma vez o concurso vestibular. Além disso, os estudantes possuem pais com maior nível de educação formal e elevada renda familiar.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.